FORMAÇÃO MARÇO DE 2014
(EMENTA CURRICULAR E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PRÁTICAS COM FOCO NO TEMA TRÂNSITO)
PAUTA
Acolhida dos
professores;
Apresentação do vídeo
“Hora do Planeta”;
FESREME;
Apresentação da
Ementa Curricular;
Intervalo;
Sugestões de algumas
atividades práticas embasadas nos pressupostos teóricos da Aprendizagem por
Design, Multiletramentos, Letramentos Multissemióticos e Letramentos
Críticos;
Avaliação;
Considerações finais.
VÍDEO "EARTH HOUR" A HORA DO PLANETA
EMENTA
CURRICULAR PARA AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS – INGLÊS E ESPANHOL
Maria das Dores Dias
Acosta
Nelagley Marques
Karla Costa
Ruberval Franco
Maciel
LÍNGUA
ESTRANGEIRA MODERNA I E II
Esta disciplina oportuniza a aprendizagem
de Língua Estrangeira com ênfase no desenvolvimento da cidadania participativa,
agência, autoria e construção de sentidos por meio de recursos multimodais,
considerando a grande variedade de culturas presentes no contexto sociocultural
dos alunos, marcados por conflitos presentes numa sociedade digital globalizada
contemporânea. Preconiza também o direito à
aprendizagem, por meio de um currículo com foco nos alunos a quem se remete e
que contribui para a prática da cidadania ao longo do processo formativo.
Objetivos:
- Possibilitar
a participação dos alunos em diversas práticas sociais que se utilizam das
diferentes linguagens de maneira ética, crítica e democrática, por meio de uma
educação linguística que considera os multiletramentos, os letramentos
multissemióticos e os letramentos críticos;
- Considerar a
multiplicidade cultural e semiótica de construção de textos conforme os
recursos disponíveis pelos alunos e pela escola;
- Desenvolver uma abordagem
de ensino com base na aprendizagem por design
que possibilita a ressignificação e produção crítica de textos multimodais
voltados para autoria;
- Analisar e construir
sentidos refletindo sobre as complexidades das mídias digitais como novas
formas de leituras e escritas;
- Interrogar criticamente os
interesses dos participantes de um processo de comunicação e suas questões
ideológicas;
- Ampliar e negociar
sentidos, perceber noções de heterogeneidade e alteridade nas interações
sociais por meio da Língua Estrangeira.
Conteúdos para o 9º
ano do Ensino Fundamental
Língua
Estrangeira Moderna I – Inglês
1º
SEMESTRE
- Ampliando
perspectivas: viagens pedagógicas – apresentar,
discutir e promover a imersão virtual dos alunos em outras culturas,
abordando diversos aspectos como crenças,
comportamentos, valores, ética e alteridade que permeiam e identificam uma
sociedade. Enfatizar a importância de se aprender uma Língua Estrangeira
como prática social diante do mundo globalizado que vivemos, enfocando as
várias formas de verdades situadas e de construção de sentidos, bem como
buscar um trabalho pedagógico que valorize o dissenso, a heterogeneidade e
a diferença.
2º
SEMESTRE
·
Trânsito
e sociedade: desafios do cotidiano e responsabilidade de todos –
apresentar, discutir e problematizar com os alunos diferentes aspectos do
trânsito em diversos países do mundo como sinalização, itens de segurança,
direção defensiva, acessibilidade, mobilidade, acidentes, álcool e direção,
responsabilidade do pedestre, ciclista, motoqueiro, entre outros, bem como
buscar alternativas para a adoção de hábitos saudáveis no trânsito.
Língua
Estrangeira Moderna II – Inglês
1º SEMESTRE
- Para onde vamos?
Perspectivas para o futuro – discutir e
problematizar diferentes tipos de perspectivas no que se refere ao campo
profissional, ambiental (educação para o consumo
e sustentabilidade), familiar, inclusão social, direito do idoso,
tecnológico, político, econômico e social, analisando a situação do
mundo do aluno e seu papel na sociedade.
2º SEMESTRE
- Sentimentos
e emoções: ecos de uma sociedade – apresentar
a distinção entre sentimento (agradável, desagradável e neutro) e emoção (experiência subjetiva, associada ao temperamento, personalidade e motivação), discutir e
buscar alternativas com os alunos de lidar com diversas situações de
conflito apresentadas no cotidiano, bem como propor que expressem como
percebem suas emoções (são estáveis ou mudam bruscamente, tem controle
sobre suas emoções, ficam de mau humor constantemente, quais emoções tem
mais facilidade ou dificuldade de lidar). Ademais, que eles possam refletir sobre
o tema e rever sua própria postura quando necessária e diante de situações
adversas, compreendendo que o conflito é inerente a interação humana. Para
tanto, professor e alunos devem buscar meios para negociarem sentidos em
situações de conflito e não simplesmente buscar “solução” ou “apagamento”
de conflito, compreendendo de fato, as relações de alteridade e
complexidade na relação com o outro.
Conteúdos
Linguísticos
ü Aquisição
de diversos tipos de vocabulário conforme o interesse e a necessidade de
aprendizagem dos alunos;
ü Utilização
dos tempos verbais adequados a cada modalidade de gênero textual e por meio da
participação do aluno em várias práticas sociais;
ü Desenvolvimento
da metacognição da leitura com autonomia, criticidade e compreensão global de
textos, considerando também as múltiplas linguagens dos textos contemporâneos;
ü Desenvolvimento
das práticas de produção de textos com autoria, de acordo com a finalidade específica
a que se destinam, e que contemplem a consciência cidadã do aluno e as
múltiplas práticas de letramentos existentes;
ü Desenvolvimento
da produção verbal por meio da interação e cooperação com os colegas e
professor em situação real de comunicação, utilizando a consciência linguística
sobre o uso da língua alvo e os procedimentos de iniciar, manter e finalizar a
fala;
ü Desenvolvimento
da habilidade de ouvir em Língua estrangeira, por meio de estratégias
específicas como ouvir músicas e gravações, assistir filmes, consultar o
dicionário eletrônico e virtual, conversar pelo Spkype, MSN, WhatsApp, entre
outros.
Conteúdos
para o 9º ano do Ensino Fundamental
Língua
Estrangeira Moderna I – Espanhol
1º
SEMESTRE
·
Voces
de otros encantos: países hispanohablantes – apresentar, discutir
e conhecer a multiplicidade cultural dos países hispanohablantes com a
finalidade de aumentar o gosto pela língua e pela cultura hispânica, bem como
desenvolver o espírito de tolerância, de respeito pelo outro e por uma cultura
diferente.
2º SEMESTRE
·
Salud,
bienestar y aseo personal - Apresentar, discutir e
definir saúde com os alunos no sentido de levá-los a entender tal conceito como
um estado de completo bem estar físico, mental e social, bem como refletir,
adotar e rever sua rotina natural de cuidados básicos de higiene pessoal.
Língua
Estrangeira Moderna II – Espanhol
1º
SEMESTRE
·
Prejuicio
y desigualdades: respeto a las diferencias - Apresentar,
refletir e problematizar com os alunos sobre a diversidade na sala de aula, no
espaço escolar, na comunidade, no país e no globo, bem como introduzir a
temática da valorização da diversidade e do respeito às diferenças.
2º
SEMESTRE
·
Juventud en foco: estudiar, trabajar, planear -
Construir com os alunos a noção de juventude, bem como refletir sobre as
múltiplas dimensões das identidades juvenis e sobre a relação que os jovens
estabelecem com as novas tecnologias, com o mundo do trabalho, e seus projetos
de vida. Dessa maneira, estimulá-los a planejar e acreditar nos seus sonhos e
também contribuir para que desenvolvam as capacidades para realizá-los.
Conteúdos
Linguísticos
ü Aquisição
de diversos tipos de vocabulário conforme o interesse e a necessidade de
aprendizagem dos alunos;
ü Utilização
dos tempos verbais adequados a cada modalidade de gênero textual e por meio da
participação do aluno em várias práticas sociais;
ü Desenvolvimento
da metacognição da leitura com autonomia, criticidade e compreensão global de
textos, considerando também as múltiplas linguagens dos textos contemporâneos;
ü Desenvolvimento
das práticas de produção de textos com autoria, de acordo com a finalidade
específica a que se destinam, e que contemplem a consciência cidadã do aluno e
as múltiplas práticas de letramentos existentes;
ü Desenvolvimento
da produção verbal por meio da interação e cooperação com os colegas e
professor em situação real de comunicação, utilizando a consciência linguística
sobre o uso da língua alvo e os procedimentos de iniciar, manter e finalizar a
fala;
ü Desenvolvimento
da habilidade de ouvir em Língua Inglesa, por meio de estratégias específicas
como ouvir músicas e gravações, assistir filmes, consultar o dicionário
eletrônico e virtual, conversar pelo Spkype, MSN, WhatsApp, entre outros.
REFERÊNCIAS:
CANAGARAJAH,
S. (Ed) Literacy as translingual practice:
between communities and classrooms. London: Routledge, 2013.
COPE, B.; KALANTZIS,
M. Multiliteracies: Literacy learning
and the design of social futures. London: Routledge, 2000.
_______________________.Multiliteracies in Education. In: The Encyclopedia of Applied Linguistics. Edited
by Carol A. Chapelle Blackwell Publishing Ltd., 2013.
JORDÃO, C. Letramento crítico,
pedagogia crítica e abordagem comunicativa: farinhas do mesmo saco? In: ROCHA,
C.H.; MACIEL, R.F. Ensino de língua estrangeira e formação
cidadã: por entre discursos e práticas.
Campinas: Paco Editorial, 2013.
MENEZES DE SOUZA, L.M.T. Por uma
redefinição de letramento crítico: conflito e produção de significado. In:
MACIEL, R.F. Formação de professores de línguas:
ampliando perspectivas. Campinas:
Paco Editorial, 2011.
MONTE MÓR, W. M.
Critical Literacies in the Brazilian university and in the
elemendtary/secondary schools: the dialetics between the global and the local. In: Maciel, R.F. e Araujo, V. de A. Formação de Professores de Línguas:
Ampliando Perspectivas. Jundiaí, Paco Editorial 2011, p. 128-140.
____________. Crítica e letramentos
críticos: reflexões preliminares. In: ROCHA, C.H.; MACIEL, R. F. Ensino de língua estrangeira e formação
cidadã: por entre discursos e
práticas. Campinas: Paco Editorial, 2013.
PENNYCOOK,
A. Language and mobility: unexpected places. Toronto: Multilingual Matters, 2012.
ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São
Paulo: Parábola, 2012.
___________.
Pedagogia dos Multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola.
In: ROJO, R., MOURA, E. (Orgs.) Multiletramentos
na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
VÍDEO "SENHOR VOLANTE"
TRÂNSITO EM DIFERENTES CIDADES
DEPOIMENTO DE FERNANDO FERNANDES
Nenhum comentário:
Postar um comentário