sexta-feira, 6 de junho de 2014

FORMAÇÃO MARÇO DE 2014
(EMENTA CURRICULAR E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PRÁTICAS COM FOCO NO TEMA TRÂNSITO)

PAUTA
Acolhida dos professores;
Apresentação do vídeo “Hora do Planeta”;
FESREME;
Apresentação da Ementa Curricular;
Intervalo;
Sugestões de algumas atividades práticas embasadas nos pressupostos teóricos da Aprendizagem por Design, Multiletramentos, Letramentos Multissemióticos e Letramentos Críticos;
Avaliação;
Considerações finais.
VÍDEO "EARTH HOUR" A HORA DO PLANETA
                                    

EMENTA CURRICULAR PARA AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS – INGLÊS E ESPANHOL
Maria das Dores Dias Acosta
Nelagley Marques
Karla Costa
Ruberval Franco Maciel

LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA I E II
      Esta disciplina oportuniza a aprendizagem de Língua Estrangeira com ênfase no desenvolvimento da cidadania participativa, agência, autoria e construção de sentidos por meio de recursos multimodais, considerando a grande variedade de culturas presentes no contexto sociocultural dos alunos, marcados por conflitos presentes numa sociedade digital globalizada contemporânea. Preconiza também o direito à aprendizagem, por meio de um currículo com foco nos alunos a quem se remete e que contribui para a prática da cidadania ao longo do processo formativo.

Objetivos:
- Possibilitar a participação dos alunos em diversas práticas sociais que se utilizam das diferentes linguagens de maneira ética, crítica e democrática, por meio de uma educação linguística que considera os multiletramentos, os letramentos multissemióticos e os letramentos críticos;
- Considerar a multiplicidade cultural e semiótica de construção de textos conforme os recursos disponíveis pelos alunos e pela escola;
- Desenvolver uma abordagem de ensino com base na aprendizagem por design que possibilita a ressignificação e produção crítica de textos multimodais voltados para autoria;
- Analisar e construir sentidos refletindo sobre as complexidades das mídias digitais como novas formas de leituras e escritas;
- Interrogar criticamente os interesses dos participantes de um processo de comunicação e suas questões ideológicas;
- Ampliar e negociar sentidos, perceber noções de heterogeneidade e alteridade nas interações sociais por meio da Língua Estrangeira.


Conteúdos para o 9º ano do Ensino Fundamental


Língua Estrangeira Moderna I – Inglês
1º SEMESTRE
  • Ampliando perspectivas: viagens pedagógicas – apresentar, discutir e promover a imersão virtual dos alunos em outras culturas, abordando diversos aspectos como crenças, comportamentos, valores, ética e alteridade que permeiam e identificam uma sociedade. Enfatizar a importância de se aprender uma Língua Estrangeira como prática social diante do mundo globalizado que vivemos, enfocando as várias formas de verdades situadas e de construção de sentidos, bem como buscar um trabalho pedagógico que valorize o dissenso, a heterogeneidade e a diferença.
                                         2º SEMESTRE
·         Trânsito e sociedade: desafios do cotidiano e responsabilidade de todos – apresentar, discutir e problematizar com os alunos diferentes aspectos do trânsito em diversos países do mundo como sinalização, itens de segurança, direção defensiva, acessibilidade, mobilidade, acidentes, álcool e direção, responsabilidade do pedestre, ciclista, motoqueiro, entre outros, bem como buscar alternativas para a adoção de hábitos saudáveis no trânsito.

Língua Estrangeira Moderna II – Inglês
                                                 1º SEMESTRE
  • Para onde vamos? Perspectivas para o futuro – discutir e problematizar diferentes tipos de perspectivas no que se refere ao campo profissional, ambiental (educação para o consumo e sustentabilidade), familiar, inclusão social, direito do idoso, tecnológico, político, econômico e social, analisando a situação do mundo do aluno e seu papel na sociedade.
                                        2º SEMESTRE
  • Sentimentos e emoções: ecos de uma sociedade – apresentar a distinção entre sentimento (agradável, desagradável e neutro) e emoção (experiência subjetiva, associada ao temperamento, personalidade e motivação), discutir e buscar alternativas com os alunos de lidar com diversas situações de conflito apresentadas no cotidiano, bem como propor que expressem como percebem suas emoções (são estáveis ou mudam bruscamente, tem controle sobre suas emoções, ficam de mau humor constantemente, quais emoções tem mais facilidade ou dificuldade de lidar).  Ademais, que eles possam refletir sobre o tema e rever sua própria postura quando necessária e diante de situações adversas, compreendendo que o conflito é inerente a interação humana. Para tanto, professor e alunos devem buscar meios para negociarem sentidos em situações de conflito e não simplesmente buscar “solução” ou “apagamento” de conflito, compreendendo de fato, as relações de alteridade e complexidade na relação com o outro.

Conteúdos Linguísticos

ü  Aquisição de diversos tipos de vocabulário conforme o interesse e a necessidade de aprendizagem dos alunos;
ü  Utilização dos tempos verbais adequados a cada modalidade de gênero textual e por meio da participação do aluno em várias práticas sociais;
ü  Desenvolvimento da metacognição da leitura com autonomia, criticidade e compreensão global de textos, considerando também as múltiplas linguagens dos textos contemporâneos;
ü  Desenvolvimento das práticas de produção de textos com autoria, de acordo com a finalidade específica a que se destinam, e que contemplem a consciência cidadã do aluno e as múltiplas práticas de letramentos existentes;
ü  Desenvolvimento da produção verbal por meio da interação e cooperação com os colegas e professor em situação real de comunicação, utilizando a consciência linguística sobre o uso da língua alvo e os procedimentos de iniciar, manter e finalizar a fala;
ü  Desenvolvimento da habilidade de ouvir em Língua estrangeira, por meio de estratégias específicas como ouvir músicas e gravações, assistir filmes, consultar o dicionário eletrônico e virtual, conversar pelo Spkype, MSN, WhatsApp, entre outros.

     
Conteúdos para o 9º ano do Ensino Fundamental
Língua Estrangeira Moderna I – Espanhol
1º SEMESTRE
·         Voces de otros encantos: países hispanohablantes – apresentar, discutir e conhecer a multiplicidade cultural dos países hispanohablantes com a finalidade de aumentar o gosto pela língua e pela cultura hispânica, bem como desenvolver o espírito de tolerância, de respeito pelo outro e por uma cultura diferente.
    2º SEMESTRE

·         Salud, bienestar y aseo personal - Apresentar, discutir e definir saúde com os alunos no sentido de levá-los a entender tal conceito como um estado de completo bem estar físico, mental e social, bem como refletir, adotar e rever sua rotina natural de cuidados básicos de higiene pessoal.
                                       
Língua Estrangeira Moderna II – Espanhol
1º SEMESTRE
·         Prejuicio y desigualdades: respeto a las diferencias - Apresentar, refletir e problematizar com os alunos sobre a diversidade na sala de aula, no espaço escolar, na comunidade, no país e no globo, bem como introduzir a temática da valorização da diversidade e do respeito às diferenças.
    2º SEMESTRE
                                                   
·         Juventud en foco: estudiar, trabajar, planear - Construir com os alunos a noção de juventude, bem como refletir sobre as múltiplas dimensões das identidades juvenis e sobre a relação que os jovens estabelecem com as novas tecnologias, com o mundo do trabalho, e seus projetos de vida. Dessa maneira, estimulá-los a planejar e acreditar nos seus sonhos e também contribuir para que desenvolvam as capacidades para realizá-los.

Conteúdos Linguísticos

ü  Aquisição de diversos tipos de vocabulário conforme o interesse e a necessidade de aprendizagem dos alunos;
ü  Utilização dos tempos verbais adequados a cada modalidade de gênero textual e por meio da participação do aluno em várias práticas sociais;
ü  Desenvolvimento da metacognição da leitura com autonomia, criticidade e compreensão global de textos, considerando também as múltiplas linguagens dos textos contemporâneos;
ü  Desenvolvimento das práticas de produção de textos com autoria, de acordo com a finalidade específica a que se destinam, e que contemplem a consciência cidadã do aluno e as múltiplas práticas de letramentos existentes;
ü  Desenvolvimento da produção verbal por meio da interação e cooperação com os colegas e professor em situação real de comunicação, utilizando a consciência linguística sobre o uso da língua alvo e os procedimentos de iniciar, manter e finalizar a fala;
ü  Desenvolvimento da habilidade de ouvir em Língua Inglesa, por meio de estratégias específicas como ouvir músicas e gravações, assistir filmes, consultar o dicionário eletrônico e virtual, conversar pelo Spkype, MSN, WhatsApp, entre outros.

REFERÊNCIAS:
CANAGARAJAH, S. (Ed) Literacy as translingual practice: between communities and classrooms. London: Routledge, 2013.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.
_______________________.Multiliteracies in Education. In: The Encyclopedia of Applied Linguistics. Edited by Carol A. Chapelle Blackwell Publishing Ltd., 2013.

JORDÃO, C. Letramento crítico, pedagogia crítica e abordagem comunicativa: farinhas do mesmo saco? In: ROCHA, C.H.; MACIEL, R.F. Ensino de língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Paco Editorial, 2013.

MENEZES DE SOUZA, L.M.T. Por uma redefinição de letramento crítico: conflito e produção de significado. In: MACIEL, R.F. Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Campinas: Paco Editorial, 2011.

MONTE MÓR, W. M. Critical Literacies in the Brazilian university and in the elemendtary/secondary schools: the dialetics between the global and the local. In: Maciel, R.F. e Araujo, V. de A. Formação de Professores de Línguas: Ampliando Perspectivas. Jundiaí, Paco Editorial 2011, p. 128-140.

____________. Crítica e letramentos críticos: reflexões preliminares. In: ROCHA, C.H.; MACIEL, R. F. Ensino de língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Paco Editorial, 2013.

PENNYCOOK, A. Language and mobility: unexpected places. Toronto: Multilingual Matters, 2012.

ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

___________. Pedagogia dos Multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R., MOURA, E. (Orgs.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.



  VÍDEO "SENHOR VOLANTE"
     



TRÂNSITO EM DIFERENTES CIDADES
                                                                                                                                                        


 DEPOIMENTO DE FERNANDO FERNANDES
     

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