segunda-feira, 22 de setembro de 2014


FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM ATÉ 3 ANOS DE VÍNCULO COM A REME DE 15 A 19 DE SETEMBRO

 







  

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS - SUGEPE
COORDENADORIA DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 6º AO 9º ANO

FORMAÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA


TEMA: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
DATA: De 15 a 19 de Setembro
PERÍODOS: Matutino e Vespertino
TÉCNICOS DE LE: Maria das Dores Dias Acosta, Nelagley Marques e Thiago Teodoro Rupere.

Inteligência Emocional

ü  Vídeo “Inteligência emocional” - disponível em:

Proposta de autorreflexão e produção: Vamos procurar entender o sentido da resistência a mudanças, a pressão emocional, o reconhecimento do existir, a aceitação e a identificação de nós mesmos. Para tanto, faça o registro pessoal dos oito pontos principais elencados para o bom desenvolvimento da inteligência emocional.
Nossa proposta com este tema é:
1.    Olhar o caminho que estamos trilhando (reflexão da situação atual em relação à vida pessoal e ao trabalho);
2.    Identificar detonadores (situações que levam ao descontrole emocional);
3.    Avaliar nosso nível de satisfação na vida pessoal e profissional;
4.    Transformação, mudança e zona de conforto (estabelecer metas de mudança na vida pessoal e profissional);
5.    Usar o cérebro e as emoções na medida certa (buscar o equilíbrio entre razão e emoção);
6.       Alcançar metas (definir objetivos e agir para alcançá-los);
7.       Dominar desafios e não ser dominado por eles (persistir para alcançar os desafios propostos);
8.       Compreender-se como parte do todo (em situação de conflito, saber colocar-se no lugar do outro).

ü  Vídeo sobre “Ética no trabalho” disponível em:
Após apresentação do vídeo e leitura do texto, discutir com os colegas os 10 pontos essenciais para boa postura profissional do professor bem como debater os seis aspectos presentes no vídeo sobre “Ética no Trabalho” frente às diversas situações que possam surgir tanto no âmbito de sala de aula quanto no relacionamento interpessoal com os demais colegas observando o processo hierárquico inerente a qualquer ambiente de trabalho.



PONTOS ESSENCIAIS PARA UMA POSTURA CORRETA NO FAZER PEDAGÓGICO
10 mandamentos da inteligência emocional (Rodrigo Fonseca)
 *Rodrigo Fonseca é fundador da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional

1. Tenha consciência de suas emoções:
Quando uma emoção surge, a primeira coisa que procuramos fazer, ainda que de forma inconsciente, é negá-la e fugir.
2. Aja, ao invés de re-agir:
Muitas vezes somos dominados por uma raiva, uma tristeza ou qualquer outra emoção, e acabamos fazendo ou dizendo coisas por impulso. 
3. Conheça você mesmo:
Busque dentro de você, baseado em cada experiência que você viveu e não aquilo que disseram sobre ti, seus pontos fortes e suas fraquezas. 
4. Aceite a dor:
Muitos não se arriscam por medo do que podem perder ou acontecer. É natural do ser humano querer evitar a dor. Mas todas as possibilidades que aparecem em nossas vidas são carregadas de dores.
5. Descubra os seus medos:
Muitos sonhos estão adormecidos dentro de pessoas, simplesmente porque em algum momento, foram dominadas pelos seus medos.
6. Assuma sua Responsabilidade:
Encontrar culpados virou um hábito do ser humano. Se está sofrendo é porque alguém está te fazendo sofrer. Se algo não deu certo, alguém conspirou contra você. Assuma a responsabilidade por tudo o que acontece na sua vida.
7. Perdoe-se:
Você pode errar infinitas vezes. Mas enquanto se culpar e se punir pelos seus erros, continuará cometendo os mesmos erros.

8. Amplie sua visão:
Quando não sabemos onde queremos chegar, qualquer lugar serve. E muitas pessoas vivem reclamando, onde quer que estejam, em qualquer situação que estejam.
9. Seja flexível:
Seja flexível a novas ideias, novas maneiras de pensar e enxergar as coisas. Aceite que algumas vezes é preciso dar o braço a torcer e mudar para sermos realmente felizes!
10. Seja criativo:
As pessoas que fazem as mesmas coisas, sempre obterão os mesmos resultados, ou cada vez piores. Se você já tentou atingir algum objetivo por um meio e não deu certo, procure maneiras não convencionais para isso.



LEITURA COMPLEMENTAR DO LIVRO “VIDAS DE PROFESSORES” CAPÍTULO 3 “TENDÊNCIAS GERAIS DO CICLO DE VIDA DOS PROFESSORES” E CAPÍTULO 4 “O CICLO DE VIDA HUMANA: ESTUDOS CLÁSSICOS”






Nenhum comentário:

Postar um comentário