PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE
POLÍTICAS EDUCACIONAIS - SUGEPE
COORDENADORIA DO ENSINO FUNDAMENTAL DO
6º AO 9º ANO
FORMAÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
TEMA: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
DATA: De 15 a 19 de Setembro
PERÍODOS: Matutino e Vespertino
TÉCNICOS DE LE: Maria das Dores Dias Acosta, Nelagley
Marques e Thiago Teodoro Rupere.
Inteligência
Emocional
ü
Vídeo “Inteligência emocional” -
disponível em:
Proposta de autorreflexão e produção: Vamos procurar entender o sentido da resistência a mudanças, a pressão
emocional, o reconhecimento do existir, a aceitação e a identificação de nós
mesmos. Para tanto, faça o registro pessoal dos oito pontos principais
elencados para o bom desenvolvimento da inteligência emocional.
Nossa proposta com este tema é:
1.
Olhar o caminho que
estamos trilhando (reflexão da situação atual em relação à vida pessoal e ao
trabalho);
2.
Identificar detonadores
(situações que levam ao descontrole emocional);
3.
Avaliar nosso nível de
satisfação na vida pessoal e profissional;
4.
Transformação, mudança e
zona de conforto (estabelecer metas de mudança na vida pessoal e profissional);
5.
Usar o cérebro e as
emoções na medida certa (buscar o equilíbrio entre razão e emoção);
6.
Alcançar metas (definir
objetivos e agir para alcançá-los);
7.
Dominar desafios e não
ser dominado por eles (persistir para alcançar os desafios propostos);
8.
Compreender-se como
parte do todo (em situação de conflito, saber colocar-se no lugar do outro).
ü
Vídeo
sobre “Ética no trabalho” disponível em:
Após apresentação do vídeo e leitura do texto, discutir com os colegas
os 10 pontos essenciais para boa postura profissional do professor bem como
debater os seis aspectos presentes no vídeo sobre “Ética no Trabalho” frente às
diversas situações que possam surgir tanto no âmbito de sala de aula quanto no
relacionamento interpessoal com os demais colegas observando o processo
hierárquico inerente a qualquer ambiente de trabalho.
PONTOS ESSENCIAIS PARA UMA POSTURA CORRETA
NO FAZER PEDAGÓGICO
10
mandamentos da inteligência emocional (Rodrigo Fonseca)
*Rodrigo Fonseca é fundador da Sociedade
Brasileira de Inteligência Emocional
1. Tenha consciência de suas emoções:
Quando uma emoção surge, a primeira coisa que procuramos fazer, ainda
que de forma inconsciente, é negá-la e fugir.
2. Aja, ao invés de re-agir:
Muitas vezes somos dominados por uma raiva, uma tristeza ou qualquer outra
emoção, e acabamos fazendo ou dizendo coisas por impulso.
3. Conheça você mesmo:
Busque dentro de você, baseado em cada experiência que você viveu e não aquilo
que disseram sobre ti, seus pontos fortes e suas fraquezas.
4. Aceite a dor:
Muitos não se arriscam por medo do que podem perder ou acontecer. É natural do
ser humano querer evitar a dor. Mas todas as possibilidades que aparecem em
nossas vidas são carregadas de dores.
5. Descubra os seus medos:
Muitos sonhos estão adormecidos dentro de pessoas, simplesmente porque em algum
momento, foram dominadas pelos seus medos.
6. Assuma sua Responsabilidade:
Encontrar culpados virou um hábito do ser humano. Se está sofrendo é porque
alguém está te fazendo sofrer. Se algo não deu certo, alguém conspirou contra
você. Assuma a responsabilidade por tudo o que acontece na sua vida.
7. Perdoe-se:
Você pode errar infinitas vezes. Mas enquanto se culpar e se punir pelos seus
erros, continuará cometendo os mesmos erros.
8. Amplie sua visão:
Quando não sabemos onde queremos chegar, qualquer lugar serve. E muitas pessoas
vivem reclamando, onde quer que estejam, em qualquer situação que estejam.
9. Seja flexível:
Seja flexível a novas ideias, novas maneiras de pensar e enxergar as coisas.
Aceite que algumas vezes é preciso dar o braço a torcer e mudar para sermos
realmente felizes!
10. Seja criativo:
As pessoas que fazem as mesmas coisas, sempre obterão os mesmos resultados, ou
cada vez piores. Se você já tentou atingir algum objetivo por um meio e não deu
certo, procure maneiras não convencionais para isso.
LEITURA COMPLEMENTAR DO LIVRO “VIDAS DE PROFESSORES”
CAPÍTULO 3 “TENDÊNCIAS GERAIS DO CICLO DE VIDA DOS PROFESSORES” E CAPÍTULO 4 “O
CICLO DE VIDA HUMANA: ESTUDOS CLÁSSICOS”
Nenhum comentário:
Postar um comentário